terça-feira, 16 de agosto de 2011

Movimento Pró-Paraná

Tive a honra de participar hoje à tarde, na Associação Comercial do Paraná, do descerramento da imagem que homenageia o jornalista Francisco Cunha Pereira. Foi um momento que marcou os mais de 10 anos do importante Movimento Pró-Paraná. Foi uma satisfação ouvir o discurso do presidente do Movimento Jonel Chede e estar na companhia de amigos como Eduardo Pimentel, Omar Sabbag Filho e de meu grande pai Gilberto Daher.

MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ

O Movimento Pró-Paraná se constitui como uma entidade da sociedade civil e é independente, multidisciplinar e, principalmente, apartidária, sendo voltada para a promoção da identidade cultural do Paraná; ao desenvolvimento integrado no âmbito da Federação Brasileira e da comunidade internacional (notadamente do MERCOSUL), mobilizando e conscientizando a opinião pública.

Em 25 de janeiro de 2001, a Ata da Assembléia Geral de fundação do Movimento Pró-Paraná, deliberaram pela fundação oficial do Movimento, tendo como convidado para presidir a mesa o Doutor Francisco Cunha Pereira Filho e como secretário, o jornalista Rafael de Lala Sobrinho. Assim, houve o manifesto dos fundadores, discussão e aprovação do Estatuto, eleição dos órgãos dirigentes e outros assuntos de interesse social: decisão da escolha do Conselho Superior e Consultivo em uma próxima reunião nos termos do Estatuto e Regimento aprovados. Na oportunidade, usaram a palavra o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná Caíto Quintana, o deputado Fernando Ribas Carli (Presidente da Comissão do MERCOSUL), o Deputado Federal Alex Canziani e o Embaixador Jairo Coelho (Chefe do Escritório de Representação do Ministério de Comércio Exterior do Paraná).

Às vésperas de completar quatro anos de existência e tendo como Presidente do Conselho Superior, o Jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, o Movimento coordenou projetos relevantes no Paraná: "Brasil 500 Anos", "Paraná no III Milênio", "Poupança Solidária de Energia" e apresentou "O Plano do Paraná aos Presidenciáveis". Também coordenou a instituição da Lei de Ensino da História do Paraná no Ensino Médio, o Projeto "Curitiba Capital Americana da Cultura - 2003". Atualmente, o Movimento continua trabalhando na defesa de uma maior participação do Paraná no orçamento federal, auxilia na organização do "Dia do Paraná", entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário