domingo, 2 de outubro de 2011

Prefeitura Promove Palestras para Atletas Incentivados


A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promoveu neste sábado (1º), no Centro de Qualidade de Vida e Movimento, o primeiro Seminário da Lei de Incentivo ao Esporte. Participaram do evento o ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Rolando Ferreira, que palestrou sobre os desafios da carreira do atleta, e a psicóloga Giovana Tessaro, que falou sobre preparação mental e concentração na área esportiva.

“O principal objetivo deste seminário é contribuir para o desenvolvimento e preparação dos atletas de alto rendimento de Curitiba, buscando aprimorar suas habilidade e conhecimento, bem como estimular a sua contrapartida social ”, disse o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Nasser Daher.
Um dos grandes nomes da história do esporte brasileiro, Rolando Ferreira destacou a realização do Seminário como uma oportunidade para os atletas conhecerem realidade diferentes e buscarem sempre a superação de seus limites. “É uma grande satisfação participar partilhar minha trajetória no esporte e buscar contribuir para o crescimento profissional destes atletas”.
Nascido em Curitiba em 1964, Rolando fez parte da maior geração de basquete do país, servindo a seleção brasileira por 14 anos. Participou das Olimpíadas de Seul e Barcelona e dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis - em que a seleção conquistou o título ao derrotar os Estados Unidos - Havana e Mar Del Plata. Esteve em três campeonatos mundiais, três campeonatos sul-americanos e três Good Will Games.

Durante a palestra, Rolando destacou as dificuldades do início da carreira, algumas decepções esportivas, com destaque para uma final infanto-juvenil em que perdeu a cesta que daria o título, e momentos de glória, como a conquista do Pan-Americano de Indianápolis em 1987 e quando se tornou o primeiro brasileiro a jogar na National Basketball Association (NBA), liga de basquete profissional dos Estados Unidos, ao assinar contrato com a equipe do Portland Trail Blazers.
“As palestras foram excelentes e em muitos momentos me identifiquei com as situações que foram abordadas”, disse a corredora Letícia Saltori. “É muito importante para nós, que estamos começando agora, podermos discutir estes assuntos e perceber a importância de enxergar as oportunidades, de se motivar e não perder o foco durante nossas carreiras”.
Cerca de 80 atletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte participaram do evento, que teve como inscrição a doação de uma lata de leite em pó. Todas as doações arrecadadas serão repassadas para entidades sociais que desenvolvem atendimentos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Lei de Incentivo - Desde que foi promulgada, em 2002, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte já beneficiou 4.577 atletas e projetos de diversas modalidades esportivas. A faixa etária também é bastante diversificada, no objetivo de beneficiar atletas de todas as categorias existentes em cada esporte.
Atualmente a Lei de Incentivo ao Esporte beneficia atletas de 35 modalidades esportivas diferentes, inclusive de esportes mais segmentos como fisiculturismo, tênis de mesa, badminton, esgrima e street luge.

*** Importante parabenizar o Rogério França, pela brilhante organização do evento. Também aproveito para expressar minha satisfação em assistir à palestra do Rolando, um atleta que possui uma história de vida maravilhosa! Passei a admirá-lo ainda mais, foi um momento de grande motivação! ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário